
O primeiro trem Eurostar --que passa sob o Canal da Mancha-- saiu de Paris às 5h10 com destino a Londres. Na capital britânica, a primeira composição partiu às 5h50 com destino a França.
A reabertura, contudo, ainda é parcial --para dois terços dos trens programados durante o dia. Nesta segunda-feira, a Eurostar informou que a restauração normal do tráfego só acontecerá depois do Natal.
No total, 75.000 passageiros foram afetados pela interrupção nos dois países.
"Foi o caos", afirmou David James, 47, técnico de informática, antes de subir no trem em Paris. "Passamos dias muito ruins", completou o britânico, que viaja com a mulher e dois filhos, de sete e cinco anos.
Segundo a empresa, o bloqueio dos trens aconteceu devido a cortes elétricos ocasionados por infiltrações de neve nas locomotivas.
O diretor-geral adjunto da Eurostar, Nicolas Petrovic, afirmou que as condições meteorológicas destes dias, com temperaturas muito baixas e nevascas, ocasionaram a interrupção do tráfego ferroviário.
A proteção dos vagões "não funcionou tão bem quanto o previsto" contra a neve muito fina e seca que caiu, que uma vez no interior do túnel se fundiu bruscamente e provocou os cortes elétricos que paralisaram a circulação, devido a um "fenômeno de condensação".
Cinco trens pararam na noite de sexta-feira para sábado e deixaram mais de 2.000 pessoas presas dentro do túnel.
Continua Folha.
....
Dix crises humanitaires qui ont marqué l’année 2009, LE MONDE.
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire