lundi 5 octobre 2009

CLUBE DO LIVRO


No dia 2 de outubro de 2009, foi retomada na Babel Language School as reuniões do Clube do Livro. Trata-se de reunião em que os participantes apresentam uma obra de livre escolha. A apresentação também é livre ficando a critério de cada um a forma como se manifestará..

Damos a seguir a relação dos participantes desta reunião bem como a relação das obras apresentadas:

1) Nair Takeuchi falou sobre “Memória do Fogo I” – Nascimentos de Eduardo Galeano, autor uruguaio. O livro discutido pertence a uma trilogia em que o autor, com base em documentos históricos reescreve a História da América Latina, com um cunho literário e sob a forma de mosaico composto de pequenos textos.

2) Alessandra Rocha falou sobre o livro “A Cabana”, êxito editorial do momento, cogitado, inclusive para ser adaptado para a cinematografia. O texto fala de um pai que perde tragicamente uma filha numa cabana. Com intervenção divina o homem retorna à cabana e lá encontra três pessoas das quais uma é Deus, porém travestido numa gorda mulher... O livro, segundo Alessandra dá margem a manifestações contra e pró, sobretudo quanto à questão religiosa.

3) Leila Terlinchamp falou sobre “Les Mandarins” de Simone de Beauvoir. Texto ambientado logo no após guerra. Na festa da Libération cabe uma pergunta: Festejar o quê? Há ainda busca por culpados disto e daquilo e ai daqueles que se enquadrem como culpados... Parece ser um livro autobiográfico em dois volumes.

4) Getúlio Gracelli falou sobre “A nova antologia poética de Vinicius de Morais” considerou a dicotomia estabelecida pela crítica: Poetas Maiores versus Poetas Menores. De seu ponto de vista não há nem maiores nem menores, mas apenas Poetas. A arte não comportaria dicotomias pois é expressão das sensibilidades dos artistas. Há, entretanto aqueles que se tornam conhecidos e outros que seguem na obscuridade. No caso de Vinicius há uma aceitação pelo grande público devido sua vinculação com a canção popular brasileira. Entretanto, sua veia poética e erudita se manifesta em canções como, por exemplo “Poema dos olhos da amada”.

....

Getúlio Gracelli


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire