mardi 8 juin 2010

Direto de Montréal, 3 meses depois

No dia 16 de junho faz um ano que fizemos nossa entrevista no Bureau d'Immigration em São Paulo. Faz um ano que mal conseguíamos dormir pensando na entrevista e que o primeiro passo concreto para imigrar foi dado. Há um ano, estar no Canadá era um projeto distante, quase um sonho - sem data para acontecer, sem nenhuma certeza e muitas expectativas. Et voilà estamos aqui já há três meses! Em 90 dias aconteceu muita coisa, começamos a viver nossa vida québécoise. Ainda somos estrangeiros num país distante, não nos sentimos em casa... mas aos poucos estamos nos acostumando.
De forma natural, acabamos adotando algumas pronúncias do québécois e estamos aprendendo a usar o français e o anglais quase que simultaneamente! Estamos procurando uma escola para continuarmos nossos estudos, pois a francisation (do Ministério da Educação, porque a do MICC já tínhamos optado por não fazer e ficar com a versão en ligne mesmo) não é nem de longe suficiente... ao contrário, chega a ser frustrante, não tem um método claro e parece que cada aluno está em um nível diferente, o que transforma a aula numa grande desorganização.


Para nós existem algumas coisas que são muito québécoises, essas são as coisas que nos lembram diariamente que estamos no Québec. Claro que seria pretensão dizer que são costumes ou algo típico, essa é simplesmente a nossa visão... visão de dois curitibanos que estão em terras estrangeiras há 90 dias:

Continue lendo no Quebecoando.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire