dimanche 23 mai 2010

Dica de leitura da Dani


LE PASSAGER


Étienne Séguin é um professor de literatura que passa por um momento difícil: o final de seu casamento. Ele tem pesadelos regularmente e acorda no meio da noite pensando em sua ex-mulher e em sua solidão, enfatizada pelo tamanho do apartamento em Montréal, ainda maior quando visto por seus olhos.


Nascido em Drummondville, é lá que decide também recomeçar sua vida profissional, aceitando um convite para ensinar literatura fantástica no Cégep local. Para chegar ao trabalho, é necessário que ele passe algumas horas por semana na autoroute e, em uma dessas viagens, Étienne vê no acostamento um jovem pedindo carona. Ele tem vontade de parar, mas pensa em tudo que seus pais ensinaram na infância (cujas lembranças são a partir dos 09 anos de idade, já que uma pancada na cabeça causou uma amnésia e o consequente esquecimento de tudo que vem antes disso) e acaba passando reto pelo desconhecido.


A curiosidade, no entanto, acaba sendo mais forte que as recomendações de seus pais super protetores e ele oferece carona ao jovem. A partir daí, suas viagens passam a ser sempre na companhia deste desconhecido chamado Alex que, na verdade, parece conhecê-lo há mito tempo. Até suas aulas são influenciadas pelos diálogos que mantém com Alex e, em um dado momento, algumas lembranças de sua infância surgem em seus pesadelos, deixando de lado a solidão e preenchendo o espaço com as tentativas de descobrir quais memórias estão escondidas em seu cérebro.


Le Passager é um romance policial de Patrick Sénécal, intrigante e de fácil leitura, com detalhes que acabam se encontrando no final da história e encaixando cada peça em seu lugar! Vale a pena pela prática do français québécois e pela qualidade da história!

No Quebecoando...

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire