vendredi 30 avril 2010

As Melhores Cidades do Mundo para Pedalar

Levando em conta as políticas públicas, o planejamento urbano e a própria cultura de cada cidade, site lista as dez cidades do mundo mais bem preparadas para acolher os ciclistas
por Redação Galileu
Com o ambientalismo em voga, a bicicleta está rapidamente se tornando um item importante na malha do transporte urbano. Não há dúvidas dos benefícios que ela traz ao meio ambiente e ao próprio trânsito, mas é preciso um planejamento sério da cidade para que seja possível enxergar essas vantagens.
O site askmen.com fez uma lista para os apaixonados pelas duas rodas: as dez cidades do mundo mais amigas das bicicletas, ou seja, mais bem preparadas para acolher esse estilo de vida. Confira o ranking a seguir: 
1. Amsterdã, Holanda
2. Copenhagen, Dinamarca
3. Bogotá, Colômbia 
4. Curitiba, Brasil
Nós também entramos na lista. Conhecida pelo bom planejamento urbano, Curitiba também estimula o uso de bicicletas como transporte há mais de 40 anos. Tanto que a presença de ciclovias na cidade é claramente vista. Além da infraestrutura, existe uma comunidade ativista pró-bicicleta bem atuante, com o intuito de promover o uso da bike como alternativa ao congestionamento de carros. 

5. Montreal, Canadá
A cidade canadense é a primeira da América do Norte a adotar um sistema público de bicicleta de tal porte, o BIXI (junção das palavras bicicleta e táxi). Ele consiste, basicamente, em um programa de aluguel de bikes. Recentemente, Montreal investiu US$ 134 milhões para renovar ciclovias e construir um ambiente ainda mais favorável aos ciclistas.


6. Portland, Estados Unidos
7. Basileia, Suíça
8. Barcelona, Espanha
9. Pequim, China 
10. Trondheim, Noruega

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire